Sítio São Joaquim

Fazenda São Joaquim

Produtor

Jesimar de Oliveira Sandi

Cidade

Conceição das Pedras

Altitude

1.200m ~ 1.450m

Área da Fazenda

97ha

Área Plantada

70ha

Processos

Natural

Variedades

Bourbon Amarelo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho e Mundo Novo.

Outros Cultivos

Bananas

Jesimar herdou a propriedade de seu avô, Vicente Garcia de Oliveira, que plantou as primeiras sementes de café no Sítio São Joaquim em 1953. Desde então, três gerações foram criadas pela renda gerada pelos cafés da propriedade.

O legado da família no café motiva Jesimar a trabalhar sempre mais para elevar ainda mais os padrões de qualidade. Com seu espírito empreendedor e um solo rico, além de investir na qualidade do café, ele também planta bananas e cria gado na propriedade.

Quando Jesimar perdeu seu filho em um trágico acidente de caminhão, isso o afetou profundamente e ele considerou desistir de tudo, mas o café e sua fazenda o ajudaram a continuar, a sobreviver. Aos poucos, a cafeicultura tornou-se um enorme prazer, não apenas um trabalho que ele tinha que fazer. Cuidar das lavouras, dos grãos e da secagem se tornou uma espécie de terapia para Jesimar durante o período de luto. “Eu perdi o prazer de estar entre as pessoas ao meu redor quando meu filho morreu. E o Café me salvou dos meus fantasmas internos e da depressão que senti”, conta ele.

Em 2012, ele participou pela primeira vez do Concurso de colheita Tardia do Cup of Excellence Brasil. Para sua surpresa, Jesimar foi campeão logo em sua primeira competição, marcando 92,13 pontos.

FAZENDA SÃO JOAQUIM

Fotos