Fazenda Santa Lúcia

Fazenda Santa Lúcia

Produtor

Hélcio Carneiro Pinto

Cidade

Carmo de Minas

Altitude

900m ~ 1.250m

Área da Fazenda

740ha

Área Plantada

100ha

Processos

Natural e Natural Descascado.

Certificados

BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association.

Variedades

Catuaí Amarelo, Acaia e Bourbon Amarelo.

Outros Cultivos

Bananas e Milho.

Desde quando era adolescente, Helcio ajudava sua mãe na colheita e a beneficiar o café. Em 1976, Helcio se casou com Glycia Pereira Carneiro, e começou a administrar a fazenda Santa Lucia. Naquela época, não havia uma preocupação real com a qualidade do café. E nem eles tinham acesso a conhecimento, tecnologia ou até mesmo informações sobre mercado de cafés especiais.

Nos anos 1990, Hélcio fez parte do movimento que passou a buscar qualidade na região de Carmo de Minas, sendo um dos fundadores da Aprocam – Associação dos Produtores de Café da Região da Mantiqueira. Esse grupo de pioneiros buscou a ajuda de especialistas e cientistas para conhecer a qualidade real dos cafés e como produzir qualidade em larga escala. Alertados sobre a necessidade mudar os métodos de processamento do café, Hélcio, então, foi um dos primeiros produtores a obter as instalações necessárias para a mudança e para o aumento dos cuidados.

Ano após ano, com o apoio de universidades e cientistas, além de viagens a outros países produtores de café, Hélcio continuou melhorando na produção de cafés especiais. Hoje, seu nome e sua fazenda são conhecidos nos principais mercados.

“Nosso principal desafio é a mão de obra. Haverá uma mudança na característica da nossa região de café devido a esse fator e precisamos estar preparados para este momento”, afirma ele.

FAZENDA SANTA LÚCIA

Fotos

Vídeos