Fazenda Furnas

Fazenda Furnas

Produtor

Rinaldo de Castro Junqueira

Cidade

Pedralva

Altitude

945m ~ 1.350m

Área da Fazenda

280ha

Área Plantada

200ha

Processos

Natural, Natural Descascado e Orojeto New Flavors.

Certificados

BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association.

Variedades

Bourbon Amarelo, Catucaí Amarelo, Acaiá, Catucaí Amarelo e Catucaí Vermelho.

Outros Cultivos

Banana.

Rinaldo de Castro Junqueira vem de uma família com um vasto histórico de produção de café que relembra os tempos de seu bisavô, que trabalhava como empregado de uma fazenda. Seu filho, avô de Rinaldo, foi o primeiro da família a possuir uma propriedade, que foi dividida entre seus filhos depois que ele faleceu.

O pai de Rinaldo recebeu um bom pedaço de terra no município de Jesuânia, vizinho a Carmo de Minas, onde moravam. Aquela terra foi sua principal fonte de renda durante décadas. Só quando ele descobriu sobre cafés especiais é que começou a ter aspirações mais altas. Veio então a oportunidade de comprar outro imóvel, localizado em Pedralva. Esta terra era uma fazenda centenária, chamada Fazenda Furnas. Rinaldo e seu pai decidiram vender a parte que tinham na antiga fazenda e investir nesta, uma decisão que mudou a vida deles.

Em seus primeiros anos, Rinaldo não se sentia à vontade com a ideia de seguir os passos de seus ancestrais. Seu sonho era se tornar um engenheiro e ele fez isso se tornar realidade em 1986. Mas depois de quase quase anos trabalhando nessa área, seu pai ficou muito doente e pediu sua ajuda. Rinaldo então voltou para Carmo e entrou no mundo do café no início dos anos 1990.

Logo sua reputação entre os produtores da região cresceu, devido ao cuidado que tinha com sua lavoura, e ele foi eleito presidente da cooperativa local de cafeicultores. Foi durante seu período na instituição que o método despolpado natural passou a ser utilizado em algumas fazendas da região, sendo a gênese de um novo momento no negócio cafeeiro local.

Como a Fazenda Furnas era uma propriedade do presidente da Associação de Cafeicultores local, era natural que ela fosse uma das primeiras propriedades a começar a realizar experimentos, o que foi visto como um desperdício de dinheiro pela maioria dos agricultores da região.

Isso se mostrou um grande erro, já que a adoção desse novo método marcou o início da produção de cafés especiais no Brasil, fazendo de Carmo de Minas e região o berço dos melhores cafés do Brasil há vários anos.

FAZENDA FURNAS

Fotos